Educredi reforça ações de educação ambiental em 2021

Vila ConsCiência debate educação ambiental e gestão de resíduos nas escolas
18 de novembro de 2021
Formação de professores para o início do Programa Mais Tempo na Escola
24 de fevereiro de 2022

Educredi reforça ações de educação ambiental em 2021

Iniciativas socioambientais ganharam força em 2021 entre as ações desenvolvidas pela Educredi, Cooperativa de Crédito dos Professores. Participação em eventos de sustentabilidade, de educação ambiental e doação de alimentos foram algumas das atividades planejadas e desenvolvidas pela cooperativa. O diretor presidente da Educredi, Elson Sena, ressalta a força do cooperativismo e a sua importante participação na sociedade, especialmente, em momentos difíceis como o que a população mundial enfrenta nos últimos dois anos.

Segundo Sena, mesmo com a necessidade do distanciamento social, a Educredi conseguiu manter o seu trabalho junto aos associados e à sociedade em geral. Ele cita como um dos exemplos, a confecção, em conjunto com a Apoena Socioambiental, da Cartilha da Reciclagem: como trabalhar esta temática em sala de aula, que  tem por objetivo auxiliar professores e professoras com o tema da reciclagem alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Base Curricular Comum (BNCC).  A iniciativa faz parte da Sala Verde Padre Amstad, responsável pela educação ambiental da cooperativa.

Sena destaca também outras ações, como a campanha para arrecadação e doação de alimentos não perecíveis para escolas e comunidades carentes, que fez parte das ações do Dia de Cooperar (Dia C), o Terceiro Seminário de Educação Ambiental realizado junto à quinta edição do Vila ConsCiência, evento anual que tem como objetivo popularizar a ciência, e a  construção coletiva da cartilha “Educação Ambiental: atividades práticas alinhadas aos ODS – volume 3”. “A nossa gestão socioambiental teve um papel fundamental este ano, conseguindo ajudar um pouco as nossas comunidades e os nossos associados”, observa.

Para 2022, o diretor presidente da Educredi afirma que a cooperativa trabalha com a perspectiva de voltar a atender de forma mais próxima os associados. Na questão da educação ambiental, espera poder ampliar e fortalecer iniciativas voltadas ao saneamento, assim como às questões climáticas. “Temos ainda um problema sério de resíduos jogados na natureza. Participamos de ações junto à coleta seletiva de Porto Alegre para mostrar à sociedade a importância de fazer a separação dos materiais  e encaminhá-los para a reciclagem”, informa, enfatizando que com as escolas voltando à normalidade no ano que vem, a cooperativa quer estar mais próxima dos professores. “As cooperativas de crédito têm papel importante no contexto econômico atual e a Educredi do ramo crédito de professores da Região metropolitana de Porto Alegre deseja compartilhar e atender bem esta categoria importante para a educação do Estado”, conclui.

Foto: Divulgação
Texto: Rejane Costa/AgroEffective

× Chamar com Whatsapp